sexta-feira, 31 de julho de 2009

Marcas da violência: estresse pós-traumatico



Por Rhuan Felipe

É comum sofrermos violência nos dias de hoje, violências das mais diversas formas: violências físicas, violências psicológicas, violências que jamais serão esquecidas.
Tudo vai bem até algo inesperado acontecer, algo que você não desejaria nem ao seu pior inimigo.
Pois você tinha uma vida normal e algo ruim simplesmente acontece: um assalto, morte na família, acidente de transito entre outras coisas. Muitas vezes a vitima principal nem era você ou alguém de seu convívio social, era simplesmente um estranho, alguém que você nem ao menos desejou bom dia.
Mas você é humano e sofre com as agressões vividas por seu semelhante.
Na hora você fica paralisado e tem a sensação de que o tempo parou, você não consegue pensar em mais nada e por um milésimo de segundo você não acredita no que viu e viveu.
Depois de um tempo quando você já está em casa, diz para si mesmo que sua vida voltará ao normal e que você ficará bem. Mas sabemos que não é o que acontece, pois agora já é tarde demais e você simplesmente se tornou escravo de seus pensamentos, as imagens do que aconteceu voltam a todo o momento e você ainda pode sonhar acordado e acreditar que aquilo está acontecendo de novo naquele momento.
Sua vida para, mas sua mente não!Você se sente cada vez pior e tem a sensação de algo de ruim vai lhe acontecer de novo. É nesse momento que você se transforma em um sobrevivente, um guerreiro que luta contra si mesmo e contra os perigos reais que não deixam de existir no mundo para sobreviver.
Você precisa de ajuda, mas tem receio de pedir um auxilio a alguém, pois acha que está enlouquecendo. Mas quando você chega ao seu limite descobre que você é uma verdadeira vitima que a ajuda de outra pessoa será crucial para sua vida.
A todo o momento você acredita que nunca mais vai esquecer o que lhe aconteceu e que nunca mais terá sua vida de antes, mas tem o prazer de lhe dizer que isso é possível.
Ter a sua vida é algo que você pode obter, basta ter fé e procurar ajuda de quem realmente está junto de você.

Em especial; faça valer a pena*


Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação
Mário Quintana
- Por Tábata Tuany

Desencontro

Maria quer algo de José
Algo que demonstre que José a ama
Ela espera ansiosamente tal gesto de amor
José é um homem bom e trabalhador
Pensou no que agradaria Maria
Deu-lhe um ventilador
Maria queria flores
Ganhou ventiladores
Expressou sua dor
José não a compreendeu
Esperava alegria e sorriso
Recebeu um desagradável mau humor
É sempre assim, pensam ambos.
Novamente não conversam
Maria, em sua carência de amor, espera que da próxima vez
José satisfaça seus silenciosos desejos
Gosta de ganhar presente de surpresa
Perde a chance de explicar o que deseja
É obrigação de José perceber o que ela quer.
José não entendeu a frustração de Maria
Honesto, responsável e dedicado marido,
No que foi que ele errou?
Não consegue falar a linguagem dos sentimentos.
Talvez nunca tivesse olhado no fundo dos olhos de Maria.
Os dois sofreram fundo, cada um, suas próprias carências.
E o casamento ainda existe; Maria, por amor a José, continua esperando flores.
E José, por amor a Maria, continua trazendo ventiladores. [Içami Tiba]
__________________________________________________________________
Nos dias de hoje a instituição família termina por flores e ventiladores, esquecendo que o principal valor do casamento é edificar a vida. É como o casamento de Maria e José, sem brilho, sem dialogo, sem que um tenha olhado no fundo dos olhos do outro. O casamento que deveria ser uma etapa abençoada na vida do casal, passa a ser um espinho, os dois já não suportam olhar nos olhos um do outro. E esse não é o plano de Jesus para nossa vida; Deus não deseja a infelicidade dos casais, não deixemos que o inimigo faça parte de um dos planos mais belos de Deus na vida de duas pessoas, vamos festejar o compromisso de amar, cuidar, respeitar e ser LEAL.
Mas ainda assim; nos dias de hoje existe o verdadeiro amor; aquele que é incondicional e sublime, no qual você encontra aquela pessoa que é para o tempo;
__________________________________________________________________
-um dia, um velhinho foi ao médico, só que desta vez um pouco apressado.O médico então lhe perguntou:Por que tanta pressa? E ele respondeu:Todos os dias neste horário vou visitar minha esposa que está num asilo. E o médico comentou:Que bacana! Então vocês matam as saudades, batem papo, namoram um pouco!Não, respondeu o velhinho! Ela não me reconhece mais, por causa de sua doença.O médico surpreso então pergunta:Mas por que então tanta pressa para vê-la, já que não o reconhece mais?E com um sorriso no rosto, o velhinho responde:Mas eu a reconheço!Eu sei quem ela é e o que representa na minha vida há tantos anos. Por isso todos os dias eu a reconquisto, como se cada conquista fosse única e verdadeira. [Autor Desconhecido]
___________________________________________________________________
Não destruam suas famílias e nem os seus relacionamentos por prazeres; porque os prazeres passam; é como a palha que o vento leva; mas o amor meus irmãos e minhas irmãs, é como as arvores; só floresce se existir raízes.

Que Deus os Abençoe; e que a Paz de Cristo edifique todos os relacionamentos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Política; um aspirante comediante!


- Por Rhuan Felipe


O presidente não é aquele que lidera, governa e tecnicamente deveria cuidar do país? Obviamente que é... Mas me diz uma coisa: Por que o Lula nunca sabe das coisas ruins que acontecem no senado, como por exemplo, as falcatruas do Sarney, os atos secretos e o "mensalão", e por que ele sempre faz piadas desnecessárias e de mau gosto quando é perguntado a ele sobre os momentos difíceis que o Brasil passa.
Não me sai da cabeça frases ditas por ele como: "é só uma marolinha" (metáfora de lula para os momentos difíceis que o Brasil sofreu), "os senadores são ótimos pizzaiolos" (lula sobre os atos errados de alguns senadores) e "não é problema meu" (em relação à crise no senado)
Pergunto-me se um dia o Brasil será governado por alguém realmente sério e que saiba das coisas e não por um "aspirante a comediante".

terça-feira, 28 de julho de 2009

Em especial: aos que vão envelhecer!

- Por Tábata Tuany


“Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos; ainda somos os mesmos”


É cada vez mais frequente as agressões feitas contra os idosos; é estranho pensar que filhos e netos acham-se “justos” ao ponto de agredir e ferir aqueles que deram inicio as suas vidas.
Felizmente, eu cresci no meio de pessoas mais velhas; sempre gostei das pessoas, mas é incrível como sempre gostei dos “velhinhos e das velhinhas” que por instantes me adotam como “minha filha; que bom que você veio”!Eles que trazem aquele brilho no olhar, “aquela emoção” que jamais sentiríamos se não nos contassem com tanta firmeza as historias de suas vidas.
Aqui em Pedro de Toledo existem grandes histórias; grandes personagens reais de que a vida é mais do que tudo aquilo que a gente acha ser – ou seja, meus jovens, você e eu não sabemos de muita coisa, ainda somos jovens, ainda não vivemos tudo, ainda não aprendemos a viver como deveríamos – mas ressaltando o compromisso deste blog de “ser luz sempre” repito que é necessário mudanças em nossa vida. Não devemos mais ser coniventes com as coisas que ferem e destroem aquilo que um dia seremos.
- Era manhã de sábado – faculdade – frio e chuva – fui a uma “Residência” para idosos fazer uma matéria; queria uma historia fabulosa, incrível!Mas incrível mesmo foi a minha insegurança de estar ali; eu não queria estar ali e presenciar aquela solidão cada vez mais forte; cada vez mais triste. Chorei escutando a historia da vida da Senhora de Azul*, aquela historia era diferente; não existiam tristezas, mas existia um vazio, o tal vazio de estar em um lugar que não é possível chamar de lar e sim de “residência para idosos”. Ali naquela residência existia alguém que foi e era muito feliz de ter nascido e “sobrevivido”, “- Graças a Deus minha filha eu nunca tive problemas; tive perdas, mas a vida é assim; devemos dar lugar aos outros, tive tudo o que precisei, sou feliz!”, ressalta a Senhora de Azul*.
Ao olhar para os lados; vi e ouvi muitas historias tristes; de incertezas que cruzam todos os dias o coração daquelas pessoas; - Quem eram antes de estar ali, o que faziam, existe família, foi o tempo que passou e as pessoas não se deram conta!
Não obtive nenhuma resposta em palavras, mas é certo que na lágrima e na esperança de cada um – houve resposta; não havia visitas, não havia quem se importasse! E mais uma vez aquela dor em meu peito me avisava; que nessa vida louca de “jornalista” encontraria muitas, mas muitas Senhoras de Azul; sem problemas, sem tristezas, mas que ainda assim o vazio estava presente na vida daquele e de tantos outros asilos.
E eu senti mais uma vontade louca de mudar este mundo, certo dia escutei essa frase “As minhas mãos jamais serão como a sua novamente; mas um dia as suas mãos serão como as minhas”; a vida é assim!

É triste saber que eles esperam atrás das janelas que foram as suas vidas; dos momentos que jamais voltarão; no qual eles estavam presentes; donos da sua própria vida; quando serviam aos outros; quando eram felizes. E eles esperam os filhos que jamais chegarão ali; até que esses filhos fiquem velhos e os seus próprios filhos os coloquem ali. É um ciclo; que só você pode quebrar.
Sejamos Polidos com os mais velhos ou seremos eternamente infelizes.

[*Senhora de Azul – Aquela que ainda no vazio, vive na esperança – o céu é o limite para aqueles que esperam*]

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cativar *


Por Tábata Tuany

- As pessoas vêem estrelas de maneira diferente. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve...Quando olhares o céu de noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem!Desta forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir!Tu ficarás contente por teres me conhecido. Tu serás para sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E às vezes abrirás tua janela apenas pelo simples prazer... e teus amigos ficarão espantados de ver-te rir olhando o céu.Tu explicarás então:
“Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir”.

- O Pequeno Príncipe.

sábado, 25 de julho de 2009

Leitura!


Você tem conhecimento de que a leitura é crucial para a formação de uma pessoa? Você já notou que a leitura esta presente a todo o momento?

Basta refletir: seus pais liam historias para você a noite? Em sua casa você tem muitos livros? Quantas vezes você já pegou seus pais lendo o jornal ou um livro de romance? Quantas vezes você mesmo já dormiu com um livro aberto em seu peito?

Aposto que se você notou tudo isso verá que você tem mais facilidade para compreender textos difíceis, para expor sua opinião e para compreender o que as outras pessoas querem dizer.

Por isso, leia mais e faça de outras pessoas, grandes leitores. Pois o bom leitor é aquele que divide suas experiências e não aquele que leu milhares de livros.

Por Rhuan Felipe.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lealdade


- Por Tábata Tuany


- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo?Ele está doente!

- Claro, mas o que ele tem?

O filho, com a cabeça baixa, diz: - Tumor no cérebro.

A mãe, furiosa, diz:

- E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?

O filho lhe dá as costas e vai... Horas depois ele volta

Vermelho de tanto chorar, dizendo:- Ai mãe foi tão horrível, ele morreu na minha frente!

A mãe, com raiva:- E agora?! Ta feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!

Uma última lágrima cai de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele diz:

- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:

-EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!

Autor Desconhecido .

Em especial; para o futuro.



Universitários, amigos, Pedro de Toledenses !
Rhuan Felipe – Companheiro e Alegre;
Estudante de Tradução e Interpretação – UniSantos

Tábata Tuany- Autêntica e Única;
Estudante de Comunicação Social-Jornalismo - UniSanta




Somos para sempre as pequenas crianças que sonham com um mundo melhor;
Um lugar que poderemos chamar de pátria ;
Chamar de lar
Um lugar que podemos viver e realizar todos os nossos sonhos.
Mudaremos o mundo?
Mudaremos o nosso estado?
Mudaremos a situação das crianças que vivem na rua?
Não poderemos mudar nada sozinhos, nem mesmo o mundo mudaríamos, mas se nós, todos juntos mudarmos, buscando o amadurecimento, mudaremos a nossa vida, mudaremos a nossa qualidade de vida.
E quem sabe assim; poderemos todos juntos mudar o mundo *
Para aqueles que ainda amam a vida
Para aqueles que ainda acreditam na esperança...
Eis o nosso blog, tão meu e tão seu - Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo!
A hora é Agora :)