sexta-feira, 31 de julho de 2009

Marcas da violência: estresse pós-traumatico



Por Rhuan Felipe

É comum sofrermos violência nos dias de hoje, violências das mais diversas formas: violências físicas, violências psicológicas, violências que jamais serão esquecidas.
Tudo vai bem até algo inesperado acontecer, algo que você não desejaria nem ao seu pior inimigo.
Pois você tinha uma vida normal e algo ruim simplesmente acontece: um assalto, morte na família, acidente de transito entre outras coisas. Muitas vezes a vitima principal nem era você ou alguém de seu convívio social, era simplesmente um estranho, alguém que você nem ao menos desejou bom dia.
Mas você é humano e sofre com as agressões vividas por seu semelhante.
Na hora você fica paralisado e tem a sensação de que o tempo parou, você não consegue pensar em mais nada e por um milésimo de segundo você não acredita no que viu e viveu.
Depois de um tempo quando você já está em casa, diz para si mesmo que sua vida voltará ao normal e que você ficará bem. Mas sabemos que não é o que acontece, pois agora já é tarde demais e você simplesmente se tornou escravo de seus pensamentos, as imagens do que aconteceu voltam a todo o momento e você ainda pode sonhar acordado e acreditar que aquilo está acontecendo de novo naquele momento.
Sua vida para, mas sua mente não!Você se sente cada vez pior e tem a sensação de algo de ruim vai lhe acontecer de novo. É nesse momento que você se transforma em um sobrevivente, um guerreiro que luta contra si mesmo e contra os perigos reais que não deixam de existir no mundo para sobreviver.
Você precisa de ajuda, mas tem receio de pedir um auxilio a alguém, pois acha que está enlouquecendo. Mas quando você chega ao seu limite descobre que você é uma verdadeira vitima que a ajuda de outra pessoa será crucial para sua vida.
A todo o momento você acredita que nunca mais vai esquecer o que lhe aconteceu e que nunca mais terá sua vida de antes, mas tem o prazer de lhe dizer que isso é possível.
Ter a sua vida é algo que você pode obter, basta ter fé e procurar ajuda de quem realmente está junto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário